9 de junho de 2013

Umectação, como fazer?




Hoje vou falar de uma técnica muito boa para quem tem as pontas do cabelo ressecadas. O nome dessa técnica é umectação capilar, que há muitos anos atrás era conhecida por "banho de óleo".

A umectação capilar faz parte da parte de nutrição dos fios no cronograma capilar (para saber mais sobre o cronograma, clique aqui). Ele tem a função de repor os lipídios e gordura dos fios. Mas para isso você vai precisar de óleos 100% puros, ou seja, não pode conter óleo mineral e nem silicone.

Pode ser usado óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan (100% puro), entre vários outros óleos. O que eu uso é o azeite de oliva, aquele de cozinha mesmo que todo mundo tem em casa!

Como fazer:
Bom, existem várias formas de fazer a umectação capilar, e vou ensinar algumas delas:

  • Aplique o óleo mecha a mecha com o cabelo seco, coloque uma touca térmica, aguarde 30 a 40 minutos. Após esse tempo, lave normalmente com shampoo e condicionador.
  • Lavar o cabelo apenas com shampoo e aplicar o óleo mecha a mecha com o cabelo molhado, coloque uma touca térmica e aguarde 30 a 40 minutos. (Eu não gosto dessa forma porque o cabelo fica um pouco pesado)
  • Dormindo com o óleo no cabelo: faça o procedimento da primeira dica, aplicar com o cabelo seco mecha a mecha, colocar uma touca térmica e dormir com o óleo no cabelo. No dia seguinte lave com shampoo e condicionador. Deixar mais de 8 horas no cabelo faz os fios absorverem melhor os componentes.

A umectação pode ser feita somente nas pontas ou desde o couro cabeludo. EU faço desde o couro cabeludo, é uma forma indiana de milhares de anos atrás, e dizem que ajuda no crescimento do cabelo, mas para isso você deve fazer uma massagem no couro cabeludo de 5 a 10 minutos, como mostra nesse vídeo.

No meu cabelo, eu faço a cada 15 dias, nos dias de nutrição (entenda meu cronograma capilar por esse post)

Alguém já testou essa técnica? Vão testar? O que acharam? 



30 comentários:

  1. Eu faço com óleo de rícino, ele tem um cheiro diferente mas da um efeito bom. Eu misturo com um pouco de mascara e aplico. Minha vi até hoje usa e estou seguindo a tradição :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto porque é muito grosso :/

      Excluir
    2. O resultado do óleo de rícino é mt bom msmo!
      mas tem q lavar com shampoo depois e esfregar bastante e retirar o excesso se não o cabelo fica todo grudento!

      ele é msmo grosso enjoativo, e difícil de espalhar, por isso temos q misturar c outro óleo p cabelo...

      dizem q passar ele na raiz e massagear faz o cabelo crescer!

      #Lolla

      Excluir
  2. Oi flor!
    AMEI seu blog! Te coloquei no meu blogroll!
    Eu também uso o Azeite, acho muito bom, só fico um pouco enjoada com o cheiro :(
    Se quiser vá conhecer meu cantinho
    beijos
    http://www.sarahcadosh.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou daqui <3
      Eu odeio azeite, e também não curto o cheiro que fica, mas passando umas mascara já sai, então ta tranquilo haha

      Excluir
  3. Muito legal! Estou precisando desse tipo de dica mesmo, vou testar!

    Beijos :)
    comqualestilo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tava precisando mesmo! As pontas do meu cabelo estão mto ressecadas.. comprei um creme de tratamento , mas vou tentar a sua dica antes!

    ResponderExcluir
  5. não sabia disso,adorei vou fazer amanha mesmo *--*

    ResponderExcluir
  6. eu lembro que quando era pequena, minha mãe fazia isso comigo, só que com óleo de amêndoas que vende em farmácia, sabe? hahaha vou voltar a fazer porque com a química ele tá leeeindo! (: obrigada pela dica, Bianca! você é linda!

    ResponderExcluir
  7. já fiz isso, minha tia que me falou. O cabelo fica lindo e cheio de vida, recomendo .. Bianca vi as fotos dos cabelos que voce já pintou Meu Deus voce faz milagres não é possivel, todos ficaram perfeitos!! :O assim que me surgir uma oportonidade, quero pintar com voce tbmm.. beijos Luna Trettel de Itu

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei a dica!
    Só tenho uma dúvida: Fiz progressiva no meu cabelo recentemente, posso fazer a umectação mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que fi\ progressiva, não fiz mais umectação pela msma duvida...
      mas passei óleo de ricino nas pontinhas apenas.. na primeira lavagem ficou feias d+, mas na vdd era pq não tinha saido todo o óleo.. na segunda lavagem as pontas estavam bem hidratadas!

      Acho q oq pode afetar a progressiva é o óleo + calor...
      por isso nunca passe óleo quente, nem use touca c ele nos cabelos..
      recomendações do meu cabelereiro (isso é pra quem tem progressiva

      #Lolla)

      Excluir
  9. Oi onde encontro esses óleos 100% natural?

    ResponderExcluir
  10. Oie...é obrigatório o uso da touca térmica ou posso fazer sem a touca? bjoO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu faço sem touca, meus fios não suportam temperaturas altas, o maximo que faço é deixar aquela de aluminio, ou a que tem umas bolinhas de isopor. O calor ajuda na absorção dos componentes. Você pode deixar durante a noite - se aguentar.. eu não aguento.. rs... resumindo, você pode fazer sem a touca, mas talvez, os resultados sejam mais satisfatorios com ela, ou menos.. no meu caso.. ^^

      Excluir
    2. Ah, só pra deixar a dica, quando eu platinei o cabelo, e ele estava quase dando o ultimo suspiro antes da morte, foi o a umectação com TUTANO PURO que o salvou. Mas acho que esse vai ser um dos que tem o cheiro mais despresivel,rs. Onde encontrar? No açougue do seu bairro. Serio. Talvez, até de graça. ;)

      Excluir
  11. Eu já fiz com óleo de oliva e creme, mas achei que deixa o cabelo meio pesado.. E pra quem tem a raiz oleosa mas volumosa? (meu cabelo caiu muuuuito, tá bem complicado de fazer qualquer coisa nele). E minha raiz é seca no primeiro dia de lavagem e já no segundo já começa a ficar oleoso. Dicas por favor, dicas, shdauhd'

    ResponderExcluir
  12. Vixi.. seu eu passar no couro vou acordar careca kkkk.. Cuidado quem tem raiz oleosa, e lavem muitooooo bem depois de feito, ou o indice de fios pelo chão vai subir drasticamente...

    ResponderExcluir
  13. quem tem cabelo com mechas loiro platinado, as mechas n ficam amareladas com azeite????

    ResponderExcluir
  14. Nossa só tenho que agradecer as dicas meu cabelo estava em péssimo estado faço luzes e faço coloração de 15 em 15 dias estava super estourado e sem brilho.
    Fiz a umectação capilar com óleo de coco e dormi com ele no cabelo o resultado foi incrível adorei vou fazer mais vezes muito obrigado por que agora só recebo elogios .

    ResponderExcluir
  15. a primeira eu fiz com azeite de oliva, depois usei o oleo de ricino e ele deu mais resultado no meu bebelo ;)

    ResponderExcluir
  16. comprei o óleo de rícino hoje (quarta-feira) para fazer isso, e sábado posso fazer a progressiva normalmente?

    ResponderExcluir
  17. gosto de fazer com ezeite, rícino, copaíba e andiroba. lavo com shampoo 2X passo no comprimento, deixo umas 4 horas, lavo de novo 1x com shampoo, faço hidratação. é muito bom pro meu cabelo mega processado, só não passo na raiz, fico com medo pq tenho muita caspa, e oleosidade na raiz.

    ResponderExcluir
  18. oooi azeite de oliva virgem extra portugal é vegetal ? kk eé que tenho esse em casa e não sei :/

    ResponderExcluir
  19. Oooi você sabe se azeite oliva dessa marca aqui ( virgem extra portugal ) é vegetal ? pq eles falam que tem que ser vegetal e nao sei se ée ;S ñ fica escrito na embalagem (: obrigada

    ResponderExcluir
  20. Gata me da uma ajudinha...
    Eu tenho um óleo de Argan lá em casa.... Como faço para usá-lo???
    É melhor o azeite ou o Argan??? Bjos adorei o blog.... espero que me ajude!!! :.)

    ResponderExcluir